Tuesday, May 6, 2008

Porque estudar se já sei ler e escrever?


Levei um tempinho a decidir se essa postagem vinha para o diário ou ficava lá no Meu mundo. Oque determinou foi o facto de estar bem ligada à academia se bem que é tudo meu mundo. passei o final de semana em Cheringoma onde se implementa o projecto de assistência social com que trabalho. Madalena e Nhali(comigo na foto) são duas irmãs que conheci em meados de 2006. A guerra lhes roubou os maridos há mais de 20 anos e recentemente o sida lhes roubou os filhos. Agora, com mais de 60 anos elas vivem juntas, dividindo suas tristezas e alegrias na companhia dos netos. Elas são um exemplo vivo de como "a união faz a força". Visito-as sempre que vou à Inhaminga e sei que não me perdoariam se soubessem que estive lá e não lhes fui ver. Nessas horas nenhuma justificação serve. Na sua hospitalidade característica, me serviram bolinhos de Mapira com mel, aceitaram fazer uma foto na sua companhia e fingiram entender como funciona um blog. É que tive que lhes explicar para que se destinava a foto. De tecnologias até que essas mulheres "entendem" alguma coisa, já noutro dia me "forçaram" a fazer-lhes entender como é que a cara delas tinha ido parar na minha camera digital. Fiz o máximo que pude e elas fingiram que entenderam ou quem sabe entenderam mesmo? Não sei, um dia levo para elas um lap e lhes mostro como ficaram lindinhas na postagem.
Quando lhes disse que voltava logo na segunda, perguntaram quase em coro porque é que ultimamente não fico muito tempo em Inhaminga. Via-se claramente nos seus rostos que tratava-se duma pergunta que transportavam há já algum tempo, talvés lhes faltava uma boa oportunidade. Disse-lhes que era por causa da escola. Fi-lo com a maior simplicidade como aliás faço com todos outros que em Inhaminga querem saber a razão de ultimamente eu ir para lá apenas nos finais de semana. Madalena desenhou um rosto de surpresa e perguntou porque eu estudava se já sabia ler e escrever. Antes que eu tentasse responder, a Irmã, Nhali(luz/lamparina) explicou que deviam ser essas grandes escolas onde as pessoas não aprendem a ler e escrever. Fiquei pensando oque eu diria se me perguntassem em que classe estava. Secundando Nhali expliquei que eu estava aprendendo a ensinar Inglês. Inhaminga tem um Instituto de Formação de professores e foi oque me ajudou a fazer entender às minhas amigas oque faço na academia.
Saí pensando na pergunta. Na simplicidade com que encaram a vida. Pensando na forma diferente como encaramos o mundo. Para as minhas amigas bastava que eu soubesse ler e escrever. Para nós não basta não. Enfim é a diversidade dos destinos.
Na foto da esquerda paradireita, Madalena eu e Nhali.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.