Tuesday, May 6, 2008

Cara a cara com os candidatos I


É já essa semana que vamos às urnas para eleger o Secretário Geral da Associação dos Estudantes na UP-Beira. Os candidato andam às corridas nas suas campanhas. Depois duma rápida conversa com o Candidato da Lista D, Maitu Abibu, me surgiu a ideia de elaborar umas três perguntinhas que gostaria que os candidatos me respondessem. Não tenho certeza se vou poder encontrar e ter as respostas dos quatro candidatos já que estamos no período em que fazem os últimos acertos e andam bem ocupados. Trago para começar as respostas do candidato da lista B, o Edson David Raposo, que ganhou a simpatia de muitos dos meus “colegas da noite” pelo facto de ser único candidato nocturno na corrida.
Eis as perguntas e respostas;

Pergunta: Do seu ponto de vista estudante/candidato, quais são os principais desafios que a UP enfrenta actualmente no que concerne aos estudante?

Resposta: Um dos maiores desafios que já colhi é a falta de acesso à informação. O estudante desconhece as realizações da instituição, o processo e critério de atribuição de bolsas, a estrutura, organigrama de funcionamento da instituição e muitas outras informações que facilitariam a vida do estudante.


Pergunta:Como pensa que a sua lista contribuirá para se ultrapassar esse desafio?

Resposta: Nossa estratégia se assenta numa maior coordenação com a direcção da UP, solicitar e divulgar toda informação que acharmos importante para o conhecimento dos estudantes. Existem estudantes por exemplo que não entendem o processo de precedências e outros que nem se quer sabem oque é precedência. Vamos estabelecer um elo com a direcção da UP.

Pergunta: Olhando para os membros do actual elenco oque acha que falta ou faltou neles para terem ultrapassado esses desafios.

Resposta: Muitos pensavam que existe remuneração e assim que descobriram que não existia, perderam ogás com que entraram. Houve também o espirito de deixa andar para além de não ter havido muita abertura por parte da antiga direção para ajudar a Associação que viveu isolada.


Em suma, Edson tem fé que a nova direcção esta mais aberta aliás já que o lema é “De volta à academia” parcerias são necessárias para que a UP se torne oque se pretende, a saber, uma verdadeira academia e sendo o estudante elemento chave, não se pode dispensar o papel que uma associação de estudantes poderia desempenhar nesse processo.

Espero sinceramente poder me encontrar com os outros três candidatos ouvir-lhes e trazer aqui suas respostas. Enquanto isso não acontece é só esperarmos como fizeram os zimbabweanos. Esperaram pacientemente pelos resultados que tardaram(muito) mas acabaram saindo. Que bela lição de paciência!

Na foto, Edson Candidato da Lista B. Na cerimónia de graduação havida no passado 29 de Abril.

No comments: